As regras foram mantidas mas o cenário é outro. O mapa foi baseado no mapa do Império Romano na época do seu apogeu. Ao invés de Mackenzie, Sumatra ou Dudinka, você encontra territórios como a Panonia, a Lusitania e a Capadocia.
O jogo é o mesmo, mas o desafio está renovado. Afinal, você vai encontrar territórios e fronteiras bem diferentes e terá que repensar suas estratégias. Por qual região começar? Qual a melhor maneira de se aproximar do seu objetivo?
O jogo utiliza um tabuleiro composto de províncias e domínios do antigo Império Romano, em torno do mar Mediterrâneo, retratando a época de sua máxima expansão (ano 140 d.C.), com territórios tanto na Europa, como na África e na Ásia. Ao invés de utilizar tanques e exércitos, esta edição oferece legiões (exércitos), que são compostas por legionários (uma legião), cavaleiros (três legiões) e catapultas (dez legiões) como peças para os jogadores. As províncias têm o nome escrito em latim e as regiões (p.ex., Península Itálica, Europa Ocidental, África Setentrional, Médio Oriente) estão denominadas em português.